Páginas
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Testemunho do carro (parte 1): O conserto miraculoso
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Fitoterápicos Trazem Riscos à Saúde se Usados Indiscriminadamente

Antigamente, as plantas medicinais eram utilizadas de acordo com o conhecimento dos mais sábios, e somente em casos de necessidade ou doença. Mas com o passar dos séculos e com o acúmulo de informações, os fitoterápicos foram incorporados ao dia a dia, e seu uso se tornou indiscriminado.
Diversos estudos revelam que os medicamentos fitoterápicos são amplamente comercializados em muitos países, principalmente, Estados Unidos e Brasil. Os usuários são, em sua maioria, adultos e idosos que buscam complementar o tratamento de uma doença crônica – e, geralmente, acreditam que a fitoterapia é uma alternativa isenta de efeitos adversos ou incapaz de causar interações medicamentosas.
Ao contrário do que muita gente pensa, as plantas medicinais e os fitoterápicos podem provocar efeitos adversos, toxicidade e até mesmo apresentar contra-indicações de uso. Assim como os medicamentos convencionais, ambos são constituídos de misturas complexas de uma série de compostos químicos, que podem resultar em inúmeros efeitos.
Funciona igual remédio
Os efeitos desses produtos em nosso organismo são resultado da interação entre os componentes químicos ativos, em diversos sítios de ação, nos mais diferentes órgãos e tecidos. Contudo, em muitos casos, os constituintes químicos responsáveis pelas atividades farmacológicas das plantas medicinais e dos medicamentos fitoterápicos são desconhecidos. E a complexidade desses elementos aumenta a possibilidade de ocorrer interações se você usar algum outro remédio simultaneamente.
Na atualidade, os fitoterápicos voltados ao emagrecimento são campeões de venda e de problemas. Veja em nossos documentos relacionados porque eles despertam a preocupação dos médicos e também dicas se você quer usar fitoterápicos.
Aprenda a usar os fitoterápicos de maneira positiva e benéfica.
Apesar dos inúmeros relatos de reações adversas, os tratamentos à base de medicamentos fitoterápicos não são, necessariamente, perigosos ou ineficazes. Esses produtos podem, sim, ser utilizados e de maneira bastante positiva e benéfica – desde que sejam tomadas algumas medidas:
• Faça uso somente sob indicação e supervisão do médico ou nutricionista;
• Informe sobre o uso de outros medicamentos, a fim de evitar interações medicamentosas;
• Informe o médico sobre efeitos colaterais ou reações;
• Escolha bem os laboratórios ou farmácias de manipulação onde serão feitas as fórmulas; Veja se há fiscalização do local e se a farmácia de manipulação é autorizada pela vigilância sanitária;
• No caso de medicamentos comprados prontos (não manipulados), verifique o registro na Anvisa;
• Faça sua parte. Se você encontrar um produto sendo vendido como fitoterápico, mas que não tenha registro na ANVISA, você deve comunicar à Vigilância Sanitária de sua cidade ou Estado, ou denunciar à ANVISA, através do e-mail gmefh@anvisa.gov.br.
• Desconfie de produtos que oferecem curas “milagrosas”;
• Não se automedique, nem compartilhe medicamentos;
• E esqueça o pensamento “o que é natural não faz mal”.
Fonte: Protestequinta-feira, 24 de novembro de 2011
Testemunho: Mauro Carnassale - mudança de estilo de vida
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Pitaco: Fé Estabelece Obediência

terça-feira, 22 de novembro de 2011
Fatia Húngara Sabor Pizza - Passo a Passo

- 3 ou 4 tomates, descascados e picados
- 2 cebolas, cortadas em cubos
- 200 gramas de tofu (queijo de soja)
- 100 gramas de azeitonas picadas
- Manjericão fresco
- Orégano
- Sal marinho a gosto
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Conheça Alguns Tratamentos Naturais para Bebês

- Para enfermidades e infecções em geral: Dar 3 a 7 gotas de própolis misturado em 20 a 30ml de água 3 vezes ao dia. Por causa do gosto forte, pode ser que o bebê não queira tomar. Nesse caso, substitua a água por 50ml de água de coco.
- Para cicatrização de cortes e machucados: aplicar diretamente sobre o local sem diluição em água.
- Assaduras e inflamações externas: Misturar a argila com o mínimo de água pura (não pode ser da torneira, pois tem cloro) e fazer uma pasta. Deve-se usar recipiente de vidro e aplicar a pasta com uma espátula de madeira a fim de conservar suas propriedades curativas. Aplicar uma camada fina de argila sobre a região afetada e deixar secar. No caso de assaduras, se possível, deixar o bebê sem a fralda durante o processo de secagem.
- Inflamações internas: Misturar uma colher de café de argila em meio copo de água pura. Esterilizar colocando essa mistura para ferver por 5 minutos em "banho maria". Ministrar aos poucos ao longo do dia. Se o bebê rejeitar, substituir a água por água de coco. Excelente para o tratamento de inflamações do trato digestório.
- Banho vital no mínimo uma vez ao dia;
- Lavagem com chá de broto de goiabeira;
- Emplasto de argila no baixo ventre no mínimo uma vez ao dia;
- Carvão vegetal;
- Própolis;
- Água de coco à vontade para evitar a desidratação. Importante: Utilizar apenas a água do coco fresco. Não utilizar a água de coco industrializada, pois contém conservantes.
- Emplasto de argila no mínimo uma vez ao dia;
- Para a higienização das genitais do bebê, substituir os lenços umedecidos por algodão ensopado em água ou chá de orégano (antifúngico) e de camomila (anti-inflamatório);
- Banho de assento com chá de orégano;
- Banho de Sol na região afetada;
- Aplicação de pomada de calêndula e própolis (disponível em alguns apiários e lojas de produtos naturais) a cada troca de fralda.
- Água de alho;
- Própolis;
- Banho vital no mínimo uma vez ao dia;
- Banho morno-frio;
- Ingestão de bastante líquido durante o dia, de preferência água, água de coco verde e sucos naturais ricos em vitamina C. Importante: Utilizar apenas a água do coco fresco. Não utilizar a água de coco industrializada, pois contém conservantes. Não utilizar sucos industrializados e adicionados de açúcar.
domingo, 20 de novembro de 2011
Levando o Coração a Jesus

Quando se tem o primeiro filhos aos 36 anos de idade parece que a responsabilidade é maior. Com essa idade a preocupação com a educação de uma criança é bem maior do que quando se é mais jovem. A maturidade traz a responsabilidade de educar para a eternidade.
Quando demos a notícia para a minha avó de que ela ganharia seu primeiro bisneto, após a emoção veio o conselho: "Minha filha: de tudo que existe no mercado de literatura cristã sobre educação de filhos, se você ler O Lar Adventista e a Bíblia, você vai ter toda a orientação de que precisará para educar essa criança". Sábio conselho! Mas fui além e li também alguns outros livros muito bons! O último que li, Parenting Your Infant/Toddler by the Spirit, escrito por Sally Hohnberger, foi presente de uma amiga querida. Quanta sabedoria naquele livro!!! A princípio achei impossível colocar as sugestões em prática, mas senti Deus me orientando a segui-las com meu pequeno. Um das principais orientações que a autora apresenta é que devemos levar o coração do nosso filho a Jesus, fazê-lo sentir a necessidade de escolher ser feliz com Cristo.
A primeira experiência que tive foi quando meu filho estava com 1 ano e 4 meses. Ele estava entrando numa fase difícil: ao ser contrariado, ao levar um a bronca ou um sonoro "não", se ele estava no colo, ele tentava bater no rosto da gente. Estávamos já há algum tempo dizendo que ele não devia fazer isso, que não se deve bater em ninguém, essas coisas que os pais devem dizer, mas não estava adiantando. Um dia, creio que iluminada pelo Espírito Santo, ele estava no meu colo e me bateu no rosto. Segurei bem firme a mãozinha dele, olhei em seus olhos e disse que ele não deveria fazer aquilo. Disse que era feio, que eu havia ficado triste e que o Papai do céu também estava triste. Convidei-o para orar pedindo perdão a Deus e ajuda divina para não bater nas pessoas. Ele me olhou com aqueles olhos enormes de quem foi pego de surpresa. Nisso o meu marido chegou por perto, percebeu o que estava acontecendo e não interferiu. Fechamos os olhos e oramos. Em seguida ele fez carinho no meu rosto, como se estivesse pedindo desculpas. Foi um momento lindo!
Não quero dizer com isso que sou perfeita, muito pelo contrário: como sou falha e como preciso da orientação de Deus para educá-lo nos caminhos que conduzem ao céu! Mas naquele momento me senti vitoriosa com Jesus! Ele ainda tenta bater nas pessoas quando não gosta de alguma coisa, mas isso tem relação direta com o seu temperamento. Ele tem sangue alemão correndo nas veias, sabe muito bem o que quer, tem bastante personalidade, mas acredito plenamente que Jesus tem poder para "domar" a minha ferinha! Preciso buscar Sua orientação diariamente e me colocar em Suas mãos. Vale a pena!
Por Adriana Lobo Kholer Teixeira
Mãe Aprendiz do Augusto, 1 ano e 9 meses.
Amiga querida da Equipe Vida Campestre.
terça-feira, 15 de novembro de 2011
Cantando e Ajudando

"O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria" (Eclesiastes 9:10)
“Gosto de ajudar, porque me faz contente, eu vou lavar a louça, mamãe ficará sorridente...” Essa é uma canção que aprendi com a Equipe Vida Campestre e tem sido muito útil em nossas atividades diárias. Às vezes ouço o Logan e a Larissa repetindo entre si essa pequena canção e me alegro.
Inventei outros ritmos para incentivá-los a escovar os dentes, a fazer o culto familiar, a tomar banho e assim por diante. Acredito que a música é um meio muito agradável e alegre de nos comunicarmos e também de fácil memorização!
Aprendi que Jesus quando se encontrava em meio às suas atividades de trabalho como carpinteiro também cantava: "Com cânticos saudava a luz matinal. Com hinos de gratidão alegrava Suas horas de labor, e levava a alegria celeste ao cansado e ao abatido" (Conselhos Sobre Saúde, p.162).
Da mesma forma, em nossos trabalhos diários como dona de casa, mãe, esposa e tantas outras coisas podemos seguir o exemplo do melhor Professor do mundo, nosso querido Jesus, e saber que Ele é o Exemplo e, nós, os instrumentos.
Que nossa vontade seja sempre buscar abrigar o Espírito de Jesus em nosso coração para que assim obtenhamos o fruto do Espírito: "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança" (Gálatas 5:22).
Que o amor de Jesus reine em seu coração hoje para que este seja repleto em seu lar.
Mãe Aprendiz do Logan, 5 anos, e da Larissa, 3 anos.
Amiga querida da Equipe Vida Campestre.
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Perigo no Abuso de Aditivos Alimentares
Evite os riscos dos aditivos alimentares
Os alimentos industrializados estão abusando da quantidade de aditivos, o que pode provocar inúmeros problemas de saúde – principalmente em crianças. A PROTESTE fez essa constatação ao longo de seus testes comparativos com alimentos e percebeu a necessidade de alertar a sociedade.
Os aditivos para alimentos são substâncias não-nutritivas que melhoram a aparência, sabor, textura e o tempo de armazenamento de alimentos. Entre os males relacionados ao excesso de consumo, estão alergia, hiperatividade e câncer.
Confira agora o material especial que preparamos sobre os aditivos para alimentos e saiba o que você está consumindo quando ingere um produto industrializado. Imprima ainda um guia de aditivos para ajudar nas suas compras de supermercado.
Crianças, idosos e gestantes são vulneráveisO risco dos aditivos à saúde é comprovado por uma série de estudos científicos. Os três principais males associados ao consumo excessivo de algumas dessas substâncias são:
- Câncer
- Hipersensibilidade alimentar
- Déficit de atenção com hiperatividade
Há públicos que são ainda mais vulneráveis ao consumo dos aditivos. É o caso de gestantes, idosos, pessoas que têm alimentação pouco variada e, principalmente, crianças menores de três anos.
Crianças não estão prontas para aditivos
O maior problema com a criançada é que os sistemas digestivo e urinário ainda não estão totalmente preparados para processar uma alimentação que traga aditivos. Na saúde infantil, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação e a Organização Mundial de Saúde recomendam que não sejam utilizados aditivos em produtos alimentares destinados a crianças menores de um ano.
Apesar disso, é importante ressaltar que há vários produtos no mercado para crianças menores de um ano que contêm aditivos, como iogurtes, gelatinas, refrigerantes, biscoitos, balas, dentre outros que são consumidos pelas crianças.
O que você pode fazer
Quanto mais industrializado o produto, mais aditivos químicos ele terá. Por isso, o ideal é que você prepare os produtos frescos em casa. Como isso nem sempre é possível, veja nossas dicas para diminuir o consumo de aditivos:
- Leia o rótulo e escolha os produtos com menos aditivos. Esta informação está na lista de ingredientes, que é apresentada em ordem decrescente de concentração no produto.
- Prefira alimentos simples, menos industrializados e procure prepará-los em vez de utilizar produtos produzidos industrialmente.
- Consuma embutidos com moderação e esporadicamente.
- Não coma alimentos fortemente aromatizados e reaprenda a apreciar o sabor dos alimentos simples.
- Evite produtos com cores muito vivas, que revelam a presença de corantes.
- Não abuse dos edulcorantes (adoçantes).
- Leve nossa lista de aditivos às compras para saber quais os principais aditivos que devem ser evitados e quais podem causar reações alérgicas.
PROTESTE Reivindica
Frase de alerta para produtos com aditivos
Como o uso abusivo dos aditivos é perigoso, especialmente para crianças, a PROTESTE reivindica que a mensagem “o consumo pode acarretar efeitos adversos na atenção e concentração da criança” seja incluída em produtos que contenham os seguintes aditivos:
- Amarelo crepúsculo
- Amarelo quinoleína
- Carmosina (azorrubina)
- Vermelho allura (vermelho 40)
- Tartrazina
- Ponceau 4 R
- Benzoato de sódio
As normas acima valem, por exemplo, em países europeus. Lá, os fabricantes já estão alterando seus produtos para evitarem a inclusão da frase de advertência. No Brasil, entretanto, esses aditivos ainda são amplamente utilizados, inclusive em produtos específicos para crianças.
Fonte: Proteste
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Pra Pensar: Cooperando com os Deveres Domésticos
