Grazi e Tina |
Assim, sempre que minha filha pedia água logo depois de comer, explicava que ela teria que esperar um pouco para não fazer "aiaiai" na barriguinha. Mas ela parecia não compreender e ficava meio frustrada. Essa situação ocorreu algumas vezes, mesmo eu a lembrando de beber bastante água entre as refeições.
Pensando em como ajudá-la a entender essa questão, lembrei-me desta importante orientação divina:
Às crianças devem ser ensinados, já em pequeninas, os rudimentos de fisiologia e higiene, por meio de lições simples e fáceis. E este trabalho deve ser iniciado pela mãe em casa [...] - Ellen White, Educação, p. 196.
Devem os pais procurar despertar nos filhos interesse pelo estudo de fisiologia. Desde o primeiro alvorecer da razão deve a mente humana ter entendimento a respeito da constituição física. Podemos ver e admirar a obra de Deus no mundo natural, mas a habitação humana é a mais maravilhosa. É, pois, da máxima importância que dentre os estudos escolhidos para as crianças, ocupe a fisiologia lugar relevante. Todas as crianças devem estudá-la [...] - Ellen White - Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, p. 125
Tina de costas |
O resultado foi simplesmente fantástico! Ela não só compreendeu, como também passou a ensinar os amiguinhos. Agora, quando sente sede logo pergunta: "Mãe, a comida já foi pro intestino?" As pessoas que não sabem da história acham engraçado, mas a pergunta é muito pertinente, afinal, se a comida não tiver ido para o intestino, significa que ainda não está na hora de beber água!
Com a ajuda da Tina temos aproveitado para ensinar outros conceitos básicos de fisiologia e a resposta é sempre surpreendente.
Fisiologia sem dúvida é coisa de criança!
Por Karina Carnassale Deana
Mãe aprendiz da Graziella, 3 anos.
Que linda Karina!
ResponderExcluirAmei!!!
Bjs Karin
Amei!!!
ResponderExcluir