terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Pão e bolo 100% integrais de máquina

Nunca me interessei por adquirir uma panificadora automática (máquina de fazer pão), porque sempre ouvi dizer que não dava certo fazer pão 100% integral nela. Recentemente, porém, uma amiga deu a dica de uma receita de pão 100% integral que dá super certo nesse tipo de máquina. Ainda em dúvida, peguei emprestada uma máquina para testar... e deu certo mesmo. Um pão fofinho e macio! Agora é pão de máquina toda semana aqui em casa. Que "mão na roda" para nós mães e donas de casa! Comecei até mesmo a me aventurar com outras receitas, e não é que deu até para fazer bolo 100% integral! Que maravilha!

Para o pão e o bolo ficarem bonitos e não murcharem, é preciso tomar alguns cuidados. Eu já peguei os macetes da minha máquina (Mondial):

1. O ciclo que mais funciona para essas receitas em minha máquina é o ciclo "doces", pois a massa não bate duas vezes como nos outros ciclos.

2. Não é possível deixar o ciclo completar. Preciso interromper o processo e colocar para assar antes do tempo previsto, caso contrário o pão/bolo murcha. No ciclo doces, quando o visor marca 2:00, a máquina é acionada para retirar o ar da massa e o pão, que já está crescido, murcha. Espero o pão crescer novamente, cerca de 10 minutos, interrompo o ciclo e aciono o ciclo para assar. Se deixar o ciclo "doce" seguir normalmente ou colocar para assar antes de a máquina retirar o ar da massa, o pão murcha na hora de assar.

3. Se você não se importar que o pão murche, deixe o ciclo completar. Embora não fique bonito, ficará igualmente bem assado e macio (eu já fiz o teste!).

Segue a receita do pão já na ordem a ser colocada na máquina:
  1. 400 ml de água fria ou morna
  2. 1/3 de xícara de óleo ou azeite
  3. 1 colher de sopa rasa de sal
  4. 600 gramas de farinha de trigo integral
  5. 2 colheres de sopa rasa de fermento biológico seco ou 1 pacote de 10 gramas
Essa receita de pão foi inspirada nesta receita aqui.

Para o bolo, a receita é semelhante (já na ordem a ser colocada na máquina):
  1. 400 ml de água fria ou morna
  2. 1/3 de xícara de óleo ou azeite
  3. 1 xícara de mel
  4. 1 pitada de sal
  5. 600 gramas de farinha de trigo integral
  6. 1 colher de sopa de alfarroba (opcional)
  7. 2 colheres de sopa rasa de fermento biológico seco (dê preferência o especial para massas doces)
Esta receita de bolo foi inspirada nesta receita aqui.

Espero que essas dicas o ajude a economizar tempo na cozinha de forma saudável!

Por Karina Carnassale Deana - Saúde Total

18 comentários:

  1. Amei a dica! Eu tenho a maquina... Vou testar!

    ResponderExcluir
  2. Karina, o fermento é biológico ou químico?
    Bjs
    Thaisa

    ResponderExcluir
  3. Thaisa, é o fermento biológico seco mesmo, não o químico. Se encontrar o fermento biológico seco PARA MASSAS DOCES, melhor ainda pra fazer o bolo!

    Bjs,
    Karina.

    ResponderExcluir
  4. Ficaram ótimos, Ka! O pão murchou, mas ficou gostoso. E o bolo cresceu superbem e praticamente ñ murchou. Vou chamar este bolo de pão de mel... rs. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Karina, não fiicou muito claro. Quando aparece 2:00. vc desliga espera a massa crescer e inicia o ciclo assar?

    E pra colocar passas, etc, no bolo, que horas acrescento? Beijo e Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cassiana
      Isso mesmo, quando aparece 2:00 na minha máquina eu desligo, espero o pão crescer e em seguida coloco para assar. Eu nunca acrescentei esses ingredientes extras, mas acho que colocaria um pouco antes de parar de bater a massa. Agora estou com uma panificadora da marca Britânia. Ela funciona ainda melhor do que a Mondial, pelo menos aqui em casa! Sucesso!

      Excluir
  6. Olá gostaria de saber em que ciclo você coloca na máquina Britânia porque eu fiz e murchou mas ficou uma delícia porém quero saber como fazer para ficar bonito e não murchar

    ResponderExcluir
  7. Olá! comprei a maquina da Britânia e gostaria de saber qual ciclo você fez o pão, já que nessa marca não existe o ciclo "doce". Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rute e Daya
      Atualmente, eu coloco a massa para bater no ciclo "massa" e assim que a máquina para de funcionar para deixar a massa em descanso eu a desligo e deixo a massa crescer com a máquina desligada. Assim que a massa cresce, ligo a máquina no ciclo "assar". Tem dado certo aqui. Sucesso!

      Excluir
  8. Olá! Comecei a fazer esta receita, porém fiquei com uma dúvida em relação a quantidade de farinha... 600g, isso são quantos copos da máquina de pão? E o tamanho do pão? Presumo que seja de 450g a 600g, correto? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiane,

      Nunca medi em copos. Como tenho uma balança de cozinha, meço por ali. Você conseguiu fazer o pão, deu certo? Espero que sim!

      Excluir
  9. Karinna, vc disse que adquiriu a máquina Britânia, é a que eu tenho, qual o melhor modo de fazer este pão nela? Grata, Priscila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila,
      Na máquina Britânia eu costumo acionar a função "massa". Deixo a massa bater até o primeiro descanso, em 1:10. A máquina pára nesse momento, mas depois de um tempo volta a funcionar, por isso eu costumo desligar a máquina e deixar a massa crescer com a máquina desligada por cerca de 30 min. Ao final desde período, aciono a função "assar" e deixo até o final. Espero que seu pão fique gostoso!

      Excluir
  10. Fiz na máquina Britânia da forma que vc sugeriu ficou muito bom. Acrescentei sementes de linhaça à receita.

    ResponderExcluir
  11. A massa fica mole mesmo? Pois nas outras receitas da maquina de pao o normal é ficar mais durinha, formando uma bola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia,

      A massa deve formar uma bola também, como nas outras receitas de sua máquina. Espero que seu pão fique gostoso!

      Excluir
  12. Olá, Karina! Fiz essa receita e deu certo, mas fiquei na dúvida sobre quanto tempo você deixa assando. Eu fiquei vigiando até achar que estava bom. Você deixa assando por quanto tempo?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Erica

      Que bom que deu certo sua receita! Na verdade, agora com a máquina Britânia, eu consigo deixar o pão ficar até o fim do ciclo assar. Antes, fazia como você, ficava vigiando mesmo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...